terça-feira, 25 de outubro de 2011

Para mamães: Desvendando mitos sobre gestação.

É muito papo de comadre! Chupar limão ameniza os enjôos, barriga pontuda significa que é menino, a lua rege o parto, enfim, são tantas coisas que a gente quase enlouquece! Pra amenizar essas neuras, vim aqui tirar algumas dúvidas comprovando cientificamente que a maioria desses papos não passam de balelas!



❝ Muita azia é sinal de que vem por aí um bebê cabeludo? ❞
Mito! E dos cabeludos. A azia é causada pela compressão do útero sobre o estômago e o esôfago + refluxo do ácido clorídrico. Maus hábitos também têm relação com a azia. Tomar líquido durante as refeições, passar muito tempo sentada, ingerir açúcares e outros irritantes da mucosa do estômago, são alguns exemplos do que pode causar a azia.

❝ Engordar muito significa que o bebê será grande? ❞
Verdade. Normalmente quem engorda muito tem bebê grande sim, mas essa é uma questão um tanto quanto delicada. Não coma muito para não causar problemas de saúde tanto em você, quanto no bebê.

❝ Ficar sem comer por muito tempo piora o enjôo? ❞ 
Verdade. Além do estômago vazio secretar ácidos causando o aumento dos enjôos, ficar sem comer por muito tempo pode causar hipoglicemia, o que pode fazer mal para o bebê, e para a mamãe, causando uma diabetes gestacional.

❝ Comer chocolate antes da ultrassonografia ajuda na hora de ver o sexo do bebê? ❞
Mito. Não existe qualquer relação de que seja mais fácil descobrir o sexo do bebê após comer chocolate.

❝ O formato da barriga diz qual é o sexo do bebê? ❞
Mito. Barriga pontuda ou esparramada não tem nada a ver com o sexo do bebê. 

❝ A diminuição de pêlos na gestante significa que ela terá uma menina? ❞ 
Mito. A redução de pêlos tem a ver com o metabolismo hormonal.

❝ Comer bolacha água e sal diminui a salivação e os enjôos? ❞
Verdade. O sal e a bolacha podem ajudar no mal-estar digestivo, assim como muitos outros alimentos frios, não gordurosos.


❝ Chupar limão combate o enjôo? 
Verdade.  A saliva da grávida pede alimentos ácidos e temperos fortes, por isso o limão é bem visto. Porém, é preciso ter cuidado com o excesso de ácidos, em caso de gastrite e aftas.


❝ Comer chocolate durante a gestação provoca cólicas no bebê? ❞ 

Mito. Chocolate realmente provoca cólicas. Porém, isso ocorre no recém-nascido, e não no feto. Portanto, durante a gestação é liberado. Quem amamenta é que não deve ingerir chocolate, coca-cola e café, alimentos nocivos ao aparelho digestivo dos bebês.



❝ Se os desejos da grávida não forem realizados, a criança pode nascer com algum sinal? 

Mito.  Não há nenhuma relação entre desejos e marcas nos recém-nascidos. Os desejos que ocorrem na gestação são resultado de necessidades no organismo, como a deficiência de algumas vitaminas, cálcio, etc.

❝ A mudança da lua influencia no parto? 

Verdade. A lua influencia nosso planeta a todo instante, como nas marés e correntes oceânicas, por exemplo. A lua cheia está associada à hipertensão, devido ao aumento de líquido que circula pelo corpo. É nela que ocorre o maior número de rotura de bolsas amnióticas e edemas nas gestantes. Já na lua minguante tudo diminui. Nela, existem mais abortos e, nas gestações em fase final, mais facilidade para redução do líquido amniótico.


                                                                                                    Fonte: Sonho de Bebê   













0 Opiniões:

Postar um comentário

Obrigada por comentar. Sua participação é fundamental.