segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Amamentação.

Conforme o tempo vai passando, o nascimento vem se aproximando e com ele se aproximam também as dúvidas em relação a tudo (principalmente se for a sua primeira gestação).
Com certeza a amamentação é um dos pontos que mais geram dúvidas entre as mamães de primeira viagem (depois do parto, é claro!), por isso pesquisei algumas coisas que eu gostaria que alguém tivesse me dito, e vim aqui compartilhar no cantinho de informações. :)

A importância da amamentação:
Todo mundo sabe que o leite materno é o alimento ideal e completo. Tem todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento e o crescimento do bebê durante 6 meses, protege o bebê contra doenças como diarréia, alergia e infecções, e por isso é classificado como a primeira vacina. Ele também proporciona a troca de carinho aumento o laço afetivo entre a mãe e o bebê. Por outro lado, a eliminação de seus resíduos não sobrecarrega o organismo do bebê, como acontece com o leite de vaca. Ainda, sugar o peito contribui para a criança ter dentes bonitos, desenvolver a fala e ter boa respiração. O leite materno é digerido com mais facilidade e é melhor aproveitado que o leite industrializado. Além disso, é limpo e não contém micróbios, pois vai direto do peito para a boca do bebê, está sempre prontinho e na temperatura certa. Ou seja: Não há alimento que substitua o leite materno!


O tempo de amamentação:
O bebê pode se alimentar somente do leite materno até os 6 meses de idade, ou seja, nesse período ele não precisa de água, chá ou leite industrializado. Depois do sexto mês, pode-se revezar a introdução de outros alimentos entre  eles: papinha/água/sucos/chás. Mas você não precisa parar de amamentá-lo depois da introdução de outros alimentos. O ideal seria que essa escolha seja exclusiva entre mãe e bebê. 


A melhor posição para amamentar:
A posição adequada será aquela em que a mãe se sentir mais confortável em relação aos seus braços, costas e pés, inclusive com ajuda de travesseiros ou almofadas, se for necessário. Os princípios básicos da posição adequada do bebê são: corpo da criança totalmente de frente para o da mãe, cabeça e corpo alinhados (sem rodar a cabeça), barriga encostada na barriga, queixo do bebê encostado na mama. O bebê deve estar aconchegado, com a cabeça e o corpo envolvidos pelo braço da mãe, de modo que a cabeça fique apoiada na dobra do cotovelo da mãe.









2 Opiniões:

Anônimo disse...

oi priscila, dei uma boaa olhada no seu blog...muito interessante, parabéns, pelo pedro e também pelo blog!!!

Béu. disse...

E uma dica importante: se por um acaso for difícil o começo da amamentação, NÃO DESISTA. Eu por exemplo, tive um primeiro mês um pouco complicado, mas se eu tivesse desistido, teria me arrependido profundamente. É um momento único, que além de tão importante pro bebê, é lindo pra gente tbm. s2

Postar um comentário

Obrigada por comentar. Sua participação é fundamental.