sexta-feira, 28 de outubro de 2011

E os desejos?

Vontade de comer paçoquinha com mostarda polvilhada com açúcar mascavo?
Todo mundo sabe que essa bizarrice deve ser coisa de grávida, né?
Há quem ache que isso não passe de frescura, mas à essas pessoas eu digo: NÃO É! 
Algumas sentem mesmo vontade de comer misturas um tanto quanto exóticas, enquanto outras (no meu caso) sentem apenas vontade de comer coisas aleatórias.
Pra mim, começou com vontade de comer empada de palmito. E Deus, parecia que eu não comia uma empada de palmito há 20 anos!
Depois senti vontade de comer arroz com frango da minha mãe! Isso é normal, né?

O anormal é que eu nunca fui fã de arroz com frango! Comi uns 3 pratos! (HAHAHAHA).
Aí começou a vontade de comer McDonald's! E eu praticamente fiquei lhouca por causa do bendito.
Mas os dois mais bizarrinhos foram:
Manga verde com sal - Nesse eu tive que correr de madrugada pro Extra e comprar 3 tipos diferentes de manga. 
E nada mais, nada menos que feijoada! Gente, eu sempre abominei feijoada - e feijão preto. Daí fui obrigada a não sucumbir ao desejo do Pedro!
Graças à mãe-natureza, esses desejos passam rápido, assim como os enjôos!
Esse é outro fator bem bizarrinho! Eu sentia enjôo das coisas que eu mais gostava... Feijão carioquinha foi uma delas. Eu não podia sentir o cheiro d'ele sendo cozido, e demorei uns 5 meses pra conseguir comer de novo! Aliás, quando eu pensava num prato de comida com arroz, feijão, bife e batata frita, eu queria vomitar até meus rins!
E pra conseguir me alimentar direito, precisava acordar tomando Dramin.
O mais irritante é que quando você tá grávida, as pessoas desandam a te falar asneiras do tipo: " - AI, eu enjoei até o 7º mês!"
Toda vez que eu ouvia alguma coisa desse tipo, queria morrer! Porque se nos 2 primeiros meses, eu já tava pedindo arrego, imagine se tivesse que aguentar os enjôos até agora!
Sorte que eles passam! Assim, do dia pra noite... Você nem percebe que eles se foram...
Mas voltando ao assunto dos desejos de grávida, existem alguns fatores que os justificam:


O primeiro malvadinho: Os hormônios! Prolactina e Progesterona são os maiores responsáveis pela alteração do apetite e a mudança do PH da boca, levando a gestante a não mais comer seus pratos preferidos e a sentir desejo de comer coisas que antes não gostava. 


Segundo: Especialistas relatam que carências nutricionais levam o cérebro da mamãe a procurar alimentos que contenham os nutrientes que estão em falta no organismo da mamãe, e que o bebê está precisando para o seu desenvolvimento normal. Daí surgem as misturas um tanto quanto estranhas. 


Terceiro: Mas há também, o fator da carência e da insegurança que as gestantes sentem! Grávidas sempre querem mais atenção (leia-se: FRESCURA).


Quarto: Comer libera substâncias no organismo que causam o bem estar, melhoram o humor e dão prazer, por isso algumas grávidas comem sem parar.


Reza a lenda, que quando uma grávida não sacia seu desejo (seja lá ele o que for) o bebê nasce com cara daquilo que foi desejado!
Mas é lógico que isso não passa de uma lenda, né? Se o desejo não for realizado, não tem problema algum. Mas que é bom matar desejo de grávida, aaaaah, isso é!









1 Opiniões:

Yara Guariglia disse...

Ahhh eu ainda não tive desejo de nada, assim como não tive enjôos. Acho que não devo ser uma grávida muito normal! rsrsrs
O que eu percebo é que sonho mto com vários tipos de comida, eu "como" mto sonhando, mas quando acordo, eu me lembro e dou mta risada.

Postar um comentário

Obrigada por comentar. Sua participação é fundamental.