sábado, 29 de outubro de 2011

Todos os tipos de parto - e seus benefícios.

Nessa semana o Pedro vai se posicionar de cabeça pra baixo e assim permanecerá até o nascimento (isso quer dizer que falta pouco).
Como toda mamãe de primeira viagem, eu também tive muitas dúvidas e receios sobre os tipos de partos, e por isso vim aqui compartilhar um pouco mais sobre esse paradoxo, a hora tão esperada e tão temida.


Parto Natural/Normal: Sem intervenção anestésica, o bebê sai como o próprio nome diz, naturalmente, na hora que a natureza estipula.


Vantagens: Recuperação mais rápida; Sem dor pós-parto; Recebe alta médica mais rápida; Reduz os riscos de infecção pela pouca permanência em ambiente hospitalar; O procedimento é mais rápido a cada parto; O relaxamento da musculatura pélvica não afeta em nada o desempenho sexual; Facilidade na respiração do bebê; Se a mãe vir a sofrer de mioma com necessidade cirúrgica, esta será mais fácil.


Desvantagens: Possíveis danos na pélvis (raros); Possíveis danos no períneo, uretra e ânus (raros);
Casos de incontinência urinária e fecal (raros); Dores no períneo, causados por episiotomia e laceração.




Cesárea: Com intervenção anestésica e cirúrgica a cesárea é feita por meio de uma incisão (corte) um pouco acima dos pêlos púbicos. Incisão esta que pode ser transversal ou longitudinal (solução mais rara), sendo assim, o caminho para a saída do bebê.


Vantagens: O processo é menos demorado; Preserva o aparelho genital; A mamãe decide o dia do nascimento; Processo completamente indolor devido à anestesia.


Desvantagens: Recuperação mais lenta; Necessidade de retirada dos pontos externos; Pós-parto acompanhado de dores - e privação/medo de rir, chorar, ficar em pé, espirrar, tossir, evacuar, amamentar e se movimentar devido aos pontos; Atraso na lactação; Risco de morte da mãe 16 vezes maior que o parto normal; Permanência hospitalar mais demorada; Risco de infecção, inflamação, hemorragia e perda do útero; Aumenta a chance de cesáreas seguintes; Cicatriz no útero; Dificuldade de respiração do bebê.


Existem várias outras opções de parto, dentre elas: parto na água, parto em casa (realizado por uma parteira), parto sem dor (parto normal + intervenção anestésica), parto Leboyer...


Tá mais do que comprovado que o parto normal é a melhor opção de planejamento, mas tudo depende da mãe natureza, já vi mães planejando um parto normal que na hora não aconteceu.
Eu optei pela cesárea, porque pra mim  é a opção mais viável, visto que depois que engravidei minha sensibilidade à dor aumentou muito.
O que eu acho certo é que a mulher e futura mamãe escolha a melhor opção pra ela, independente dos questionamentos e preconceitos que 
isso causará. Cada uma sabe das suas necessidades, e essa é uma hora muito individual, que deve ter apenas a opinião do médico que acompanha o pré-natal.













0 Opiniões:

Postar um comentário

Obrigada por comentar. Sua participação é fundamental.