segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

A lua e a influência no parto.

Assunto controverso.
Pessoas mais velhas, tipo o meu avô, acreditavam cegamente na influencia da lua, tanto na quantidade de líquido amniótico, na data do parto (normalmente quando a lua muda), quanto no sexo do bebê.
De fato, eu muito curiosa, resolvi ir atrás desse assunto. Já que eu ouvi a minha vida inteira sobre tal crença.
Achei muitos artigos publicados na internet, muitos concordando com a influência, assim, como muitos discordando de até então, denominado mito.

A verdade é que não existe uma publicação científica na área da Medicina que comprove a influência da lua em nascimentos.
Entretanto, alguns médicos afirmam que na mudança da lua ou na lua cheia, acontecem mais nascimentos.

Apesar de tais relatos, sem comprovação científica, não há uma opinião unanime, já que cientistas até hoje, não sabem se o trabalho de parto é desencadeado pelo corpo da mulher, ou pelo bebê em si.

Bom, diante de tanta controversa, o inegável é que muitos obstetras e ginecologistas, concordam que há sim, uma ligação desconhecida entre a lua e o nascimento.
Há relatos médicos que dizem que durante a mudança da lua, o número de partos em hospitais chega a triplicar, fazendo com que alguns médicos planejem o seu trabalho (plantões) com a ajuda de um calendário lunar.

Uma explicação plausível pra tal fenômeno, é a contagem do ciclo menstrual que coincide com a contagem do mês lunar (ou seja, 28 dias).
A gestação também obedece o mesmo ciclo, onde são contados 9 ciclos da lua, e não exatos 9 meses (da fecundação até o nascimento).

Se é mito ou não, eu não sei. Mas de fato, o satélite natural da Terra, influencia comprovadamente alguns elementos do nosso Planeta, como marés e ventos atmosféricos.





 - E se pensarmos que a Lua pode influenciar nos oceanos, por que não influenciaria em alguns litros de líquido aminiótico? -

PS: Vou deixar registrado aqui, que se a Lua influência mesmo no parto, o Pedro deve chegar entre o dia 9 de dezembro, quando a Lua muda pra cheia (sexta-feira, onde eu completo 36 semanas) e dia 17 de dezembro, quando ela muda pra último quarto crescente (e eu estarei com 37 semanas e 1 dia). 
Isso, contando do dia em que o médico acredita em que o Pedro foi fecundado (dia 21 de abril, quando a Lua estava cheia).




0 Opiniões:

Postar um comentário

Obrigada por comentar. Sua participação é fundamental.