terça-feira, 24 de abril de 2012

Enxoval inicial do Pedro. O que usamos e o que não usamos.

Todas as mães de primeira viagem sofrem na hora de fazer a lista do enxoval, e sofrem muito mais na hora de tirar do papel e partir pras compras.
São tantas opções, tantos produtos novos (que não tivemos), tantas coisas necessárias e tantas outras desnecessárias que eu resolvi fazer uma lista do que eu comprei pro Pedro, o que nós usamos e o que eu achei completamente desnecessário-dinheiro-jogado-fora.


I - Alimentação:
1 Chuquinha - 50ml (Lolly)
1 Chuquinha - 70ml (Kuka)
1 Mamadeira - 240ml (Lillo)
1 Esgotadeira - 70ml (Lillo)
1 Copinho -  240ml (Neopan)
1 Prato térmico com colher e garfo  (Milla)
2 Colheres de silicone (Milla)
2 Babadores de tecido


II - Higiene Pessoal:
1 Banheira 34 litros
1 Banheira 25 litros (Cajovil Baby)
1 Balde Ofurô 17 litros (Plasútil)
1 Termômetro pra água (Kuka)
2 Toalhas com capuz (1 P / 1 M)
2 Toalhas Fralda
1 Saboneteira com tampa
1 Kit Higiene (3 potes com tampa)
1 Kit com escova e pente
1 Cortador de unhas (Mundial)
1 Tesourinha de unhas (Mundial)
Sabonete Líquido Granado Baby
Bepantol Baby
Lenços Umedecidos Huggies/Turma da Mônica
Cotonetes


III - Quarto (Móveis e decorações)
1 Berço Americano com colchão
1 Cômoda com 4 gavetas e sapateira
Cama Sofá (com cama auxiliar) (com 2 colchões)
1 Guarda Roupas com duas portas (de correr)
1 Abajur
1 Trocador
1 Lixeira com tampa
1 Balde de brinquedos (grande)
1 Puf quadrado
3 Nichos (2 quadrados, 1 retângular)
1 Prateleira
1 Cortina
2 Quadros
2 Álbuns do Bebê
Livros Infantis
Bichos de Pelúcia
Adesivos de Parede
Faixa Decorativa


IV - Quarto (Enxoval):
5 Lençóis com elástico
3 Sobre lençóis
3 Travesseiros
1 Cobertor de microfibra
2 Cobertores de Algodão
1 Manta de algodão
1 Manta de Malha
2 Mantas de Linho
1 Rolinho de apoio
1 Saco de dormir
2 Edredons
1 Kit Beço (com cabeceira, lateral, mosquiteiro)
3 Fronhas
10 Fraldas de pano
10 Fraldas de boca
17 Cueiros
1 Manta Bordada
1 Bolsa grande
1 Bolsa pequena
(Lençol pra cama, edredom, travesseiro e fronha já eram meus)

V - Roupas (a primeira compra que fizemos):
5 Bodies RN (manga curta)
5 Bodies RN (manga comp.)
5 Bodies P (manga curta)
5 Bodies P (manga comp.)
5 Calças RN (com pé)
5 Calças P (com pé)
5 Calças RN (sem pé)
5 Calças P (sem pé)
1 Pijama
5 Pares de meias
1 Touca
2 Pares de Luvas
10 Pares de pantufas
(Sapatos eu não faço ideia de quantos ele tem, sei que ele não usou muito - e ainda não usa, porque eu tenho a impressão de que incomoda, e por enquanto não é necessário, né.)

VI: Brinquedos/Diversão:
2 Chupetas (1 Nuk, 1 Neopan)
2 Prendedores de Chupeta
1 Porta Chupeta
1 Mordedor
1 Cadeirinha Fisher Price
1 Móbile de carrinho
1 Móbile de berço
1 Chocalho Fisher Price
2 Brinquedos Musicais

VII: Passeio:
1 Sling de argola
1 Bebê Conforto (Peg-Pérego)
1 Carrinho (Lenox, 3 rodas)


O que compramos e não usamos (ou usamos bem menos do que o esperado) - e porque não usamos:
Chuquinha 50ml (Comprei assim que cheguei do hospital e não tava conseguindo amamentar por causa dos bicos rachados, mas no fim não consegui ordenhar e perseverei na amamentação, no fim a chuquinha nunca foi usada);

Mamadeira 240ml (Comprei pra dar leite ordenhado e Nestogeno pro Pedro, nuns dias em que meu peito tava empedrado/Papai queria ir pra balada - Mas no fim ele não gostou do Nestogeno e eu não consegui ordenhar. Ele usou a mamadeira uma vez só e cuspiu todo o leite);

Esgotadeira 70ml (Sou péssima na arte da ordenha, como vocês já viram nos dois tópicos anteriores);

Termômetro pra água (Na hora do banho eu já saquei qual é a temperatura ideal da água, coisa de mãe mesmo, ou seja, termômetro nunca usado);

Saboneteira (Acostumei com o sabonete líquido e a saboneteira tá lá, linda e loira enfeitando a cômoda);

Cortador de Unha (Tenho pavor de cortar as unhas do Pedro com o cortador, acostumei com a tesourinha e o cortador ficou jogado);

Trocador (Usei algumas vezes, mas com a prática na trocação de fraldas, ele se torna desnecessário. Troco uma fralda em menos de 1 minuto, querem ver?);

Travesseiro (Ele tem o tal do anti-sufocante, mas o Pedro é tão sapeca que eu não consigo ficar com a consciência limpa se ele dormir com o dito cujo, ou seja, ele tem vários, mas nunca usou nenhum);

Rolinho de apoio (Pedro sempre odiou - quando cabia nele - Hoje em dia ele não cabe mais, então...);

Pantufas (As meias supriram e suprem a necessidade de esquentar os pés);

Chupeta (Usou a Nuk por mais ou menos um mês, depois percebeu que tudo não passava de uma grande enganação e desencanou dela / Achei ÓTIMO!);

Prendedor de Chupeta (Pouco usado, motivo listado acima);

Porta chupeta (Mesma coisa dos dois tópicos anteriores);

Mosquiteiro (Veio no lindo Kit Berço, mas no fim das contas sequer lavei ele. Tá lá, enfeitando o guarda-roupas, no fuuuuundo da gaveta).
_


Sobre itens de higiene, fraldas e afins (o que recomendamos):


I - Fraldas Descartáveis:
Huggies/Turma da Mônica: Vazou e eu não gostei (todos os modelos);
Pompom: Deu alergia no Pedro;
Cremer: Pelo custo-benefício ela é nota 10;
Pampers: Pra nós, foi a melhor até agora (todos os modelos).


II - Sabonetes:
Ganhei alguns em barra, mas por puro medo de dar alergia no Pedro (já que eu sou alérgica à alguns tipos de sabonete em barra), usei só o Líquido Granado Baby, tradicional, lavanda e erva-doce. Gostei mais do cheirinho de lavanda, mas a qualidade dos 3 é inigualável.


III: Shampoo/Condicionador:
Sempre lavei o cabelo do Pedro com o próprio sabonete líquido, mas já me informei e existem shampoos e condicionadores da marca Granado também. Vou experimentar.


IV: Lenços Umedecidos:
Huggies/Turma da Mônica: Usei o da embalagem verde e esse foi o eleito. O preço é salgadinho, mas compensa. Ele é macio, não é tão úmido e não deu alergia no Pedro.


Johnson's Baby: Usei o RN (embalagem amarela), quando o Pedro era RN e aprovei. Apesar de ser daquele tecido TNT, ele não tem cheiro e não irritou a pele do Pedro. Mas como eu tinha ganho bastante, não comprei mais dele, fui testando os outros que eu tinha. Anyway, eu aprovei.


Baby Wipes: Pedro ganhou um pacotinho e um potinho dessa marca, usei alguns e o resultado foi alergia. Troquei e a alergia sumiu, aí tentei usar de novo e batata! Alergia mais uma vez. Desisti. Não recomendo pra bebês frescos tipo o Pedro.


Pampers: Maravilhoso. Recomendo mil vezes, porém é inacessível ao nosso bolsinho.


Baby Poppy: Razoável, usei o que ganhei, mas não compraria, enfim... Pelo menos não causou alergia.


V: Pomada anti-assaduras:
Bepantol Baby: Ganhei a amostrinha que pedi no site e foi amor eterno por ela. Uso somente uma vez ao dia e nada de assaduras até agora.
Nunca testei as outras, apesar de ter ganho algumas... Há quem diga que Hipoglós também é boa! Em outras oportunidades testarei, mas por enquanto recomendo a Bepantol mesmo.


VI: Perfume: 
Natura Mamãe & Bebê: Pedro ganhou esse perfume antes de nascer... Como ele sua muito, não é um bebê assim, com cheirinho de bebê, se é que vocês me entendem, no dia-a-dia não passo nada, mas quando ele vai passear ou "ver pessoas" eu passo duas gotinhas na roupa que ele irá vestir. Não deu alergia.




Espero que essa lista sirva de exemplo para as mamães de primeira viagem que se sentem perdidinhas, assim como eu me senti, na hora de comprar o enxoval do filho.

0 Opiniões:

Postar um comentário

Obrigada por comentar. Sua participação é fundamental.